Você sabe o que um profissional de TI faz? Descubra essa profissão

A área da tecnologia é muito vasta e cheia de possibilidades. Se você tem afinidade com tecnologia, com certeza já deve ter ouvido falar no profissional de TI. Mas afinal, quais as funções desse profissional? O que ele faz? Descubra essa profissão lendo o texto a seguir:

O que é TI?

Quem acompanha o site deve ter notado que existem diversas possibilidades de atuação dentro do mercado da tecnologia, mas se existe uma profissão que está em alta e já é considerada uma das mais promissoras para o próximo ano, essa profissão está ligada a TI. Mas afinal, do que se trata essa sigla?

A sigla TI é referente à Tecnologia da Informação e vem do inglês Information Technology. Essa área é referente a tudo que está relacionado com a produção, gerenciamento, manutenção e acessar dados úteis para as empresas. Ou seja, todos esses dados que são gerados a partir de métodos tecnológicos e podem ser oferecidos para os colaboradores das empresas que consomem constantemente os serviços desse mercado.

Todos os negócios, dos pequenos aos grandes, precisam de uma base de dados para gerenciar sua empresa e ter possibilidade de crescimento e por isso, a área de TI é uma das mais promissoras. E as empresas já perceberam o retorno desse investimento para os seus negócios, como indica o recorrente crescimento no mercado de software brasileiro, de 2018 para cá.

O que o profissional de TI faz?

Agora que você já conhece o conceito de TI, pode estar querendo saber como de fato atua o profissional de TI no mercado de trabalho, quais as suas principais funções e as reais possibilidades de crescimento na carreira. Como você conferiu nos parágrafos anteriores, o trabalho do TI está relacionado com os dados erais de uma determinada empresa.

E vai ser justamente com essa base de dados que o funcionário de TI estará trabalhando. Em primeiro lugar, é necessário gerar esses dados, depois avaliar e lançá-los em computadores. Por isso, é necessário que o profissional tenha habilidades com software, hardware, engenharia de software e todos os níveis mais básicos de informática.

As resoluções técnicas são habilidades básicas, mas vale mencionar que é necessário também saber administrar os dados, elaborando estratégias de competição no  mercado. Ou seja, é preciso ter noção de negócios e administração.

Como a tecnologia está sempre evoluindo e se modificando, esse profissional também precisa estar atualizado, sempre acompanhando as últimas novidades de sua área.