Quem é Linus Torvalds?

Criador do sistema operacional que leva o seu nome, Linus Torvalds é um finlandês, nascido na cidade de Helsinki no dia 28 de dezembro de 1969. Ele é um software que desenvolveu milhares de produtos online, como o Google OS e o Android.

Num belo dia, o avô de Torvalds, Leo Waldemar, um matemático, decidiu compra um computador, Commodore em 1980, entretanto ele não sabia mexer e pediu para que o neto lhe ajuda-se a aprender a usá-lo.

Linus passou a se interessar pela informática nesse período, ele tinha apenas 11 anos, digitava códigos em BASIC para o seu avô. Com um interesse aguçado sobre o material a sua frente, ele passou a escrever seus próprios programas para poder imprimir mensagens na tela, o conhecido Hello World.

Naquele verão, Linus Torvalds não saiu de casa até aprender tudo sobre aquela tecnologia que estava diante dele, a partir dali Torvalds descobriu a sua verdadeira paixão, mas tarde ele iria se juntar à equipe da faculdade da qual cursava e integrar o departamento de Ciência da Computação.

A CRIAÇÃO DO LINUX

Quando tinha 18 anos, passou a cursar a Universidade de Helsínquia. Naquela época Linus já era bem ambicioso, pretendia adquirir um sistema operativo, entretanto, o que estavam em alta na época (Unix e MSDOS da Microsoft) eram muito caros, desta forma, ele então decidiu criar o seu próprio sistema operativo, o Linux, que passou a ter seus primeiros equipados em 1991, quando tinha apenas 21 anos e do qual continua na liderança após 26 anos do seu lançamento oficial.

O nome dado ao sistema operativo surgiu pois a base operacional original do seu sistema integrava o Unix e ele inclui o seu nome Linus.

Ainda na época da faculdade, Linus então disponibilizou na internet o seu novo sistema operacional e pediu para que as pessoas que o usassem, caso tivessem sugestões ou apenas feedbacks lhe mandassem pois ele estaria a disposição para ouvir.

Com o passar do tempo uma quantidade de pessoas consideráveis passaram a utilizar o Linux e a dar sugestões e feedbacks do mesmo, surgindo assim os outros sistemas atualizados por Torvalds.

A PROPOSTA DE JOBS

Ele se mudou para os Estados Unidos no ano de 2000. Em recente entrevista Linus disse que assim que chegou aos pais foi convidado por Jobs a trabalhar com ele na Apple, convite esse que foi recusado, pois para o convite ser aceito ele deveria ter de deixar tudo que envolvesse a Linux.

SOFTWARES LIVRES

Linus acredita que todos os softwares deveriam, em via de regra, serem grátis e disponibilizados para todas as pessoas que necessitam dele, ele também disse que a sua empresa é aberta para as pessoas que são boas no que fazem e irá começar a contratar integrantes de uma sociedade minoritária, como por exemplo, as mulheres.
Segundo Linus os dias mais difíceis da empresa já se foram, não sendo um fã de mudanças, ele mencionou que a situação atual do sistema da Linux é o melhor em que ele poderia estar.

“Software é como sexo: é melhor quando é de graça” – Linus Torvalds