Qual foi o primeiro Linux criado no mundo?

Linus Benedict Torvalds liberou a primeira versão do seu sistema Linux, ou como também é chamado de GNU/Linux, na sua versão 0.01 em setembro de 1991 foi liberada para download na rede. Linus desde o início liberou o Kernel do sistema de forma gratuita, garantindo que diversos outros sistemas pudessem ser desenvolvidos. Nesse período, estudantes do mundo inteiro partilhavam a ideia do software livremente.

Linus recebeu milhares de feedback desses estudantes. Essa versão possui 10,239 linhas de código de programação. Ao contrário do que as pessoas ainda falam sobre isso, ouve fortes críticas de revolucionários da computação daquela época.

Fortes Criticas ao Linux

Andy Tanenbaum, um dos críticos do início da Linux disse que se Linus Torvalds fosse seu aluno naquela época, não receberia de forma alguma uma boa nota pelo seu sistema tão mal arquitetado.

Mesmo com as fortes críticas Linus persistiu no projeto e continuou trabalhando, mas diferentemente de antes passou a ter ao seu lado um grande números de colaboradores interessados para auxilia-lo. Linux passou então a ser patenteada pela GPL, para garantir que o projeto continuasse livre, estudo e alteração.

Lançamento Oficial

Finalmente no dia 05 de outubro de 1991 foi lançada então a primeira versão do Linux ou GNU/Linux em sua versão 0.02, que se tornaria muito mais tarde o sistema operacional livre mais famoso e conhecido do mundo, com o objetivo de Linus em vista, programadores que voluntariamente tornassem o movimento do software livre e forte, em busca do sistema operacional perfeito, mas ainda assim podendo ser corrigido e aperfeiçoado por qualquer pessoa em qualquer lugar no mundo.

Embora o Linux seja muito conhecido com relação a servidores desde o final da década de 1990, a utilização em desktops desse sistema é algo ainda muito nova. Porém, milhares de usuários tanto empresariais quanto domésticos atualmente usam alguma distribuição Linux.

Distribuição Comercial

A primeira distribuição comercial feita para o sistema operacional da Linux foi a Yggdrasil. Criada por uma empresa de Berkeley, na Califórnia em dezembro de 1992. Ela foi a primeira distribuição comercial a trazer o conceito de Live CD, do qual utiliza o sistema do CD-ROM, sem nem ao menos a necessidade de instalá-lo no disco rígido.

A Softland Linux System (SLS) foi lançada por Peter Mac Donald em maio de 1992. Essa foi a primeira distribuição largamente reconhecida e usada pelo Linux. Esse foi certamente o primeiro avanço para adotar o Linux e chegou a dominar o mercado mundial até que os desenvolvedores fizeram a escolha de mudar então o formato da forma de executar os arquivos.

Uma coisa interessante dentro do sistema operacional Linux é que tanto em um supercomputador como em uma simples placa eletrônica, o Linux tem a mesma eficácia de rodar dentro do processador, pois ele consegue suportar uma grande variedade de processadores.

Como prova disso podemos ver o Linux é um dispositivo inteiramente eletrônicos que usam seu sistema operacional em receptores de TV por satélite, na automação de carros, geladeiras, TV’s, celulares, principalmente em androides.