OS TIPOS DE COMPUTADORES MAIS USAM LINUX HOJE?

O Linux não é apenas um sistema operacional como muitos predizem, criado por Linus Torvalds em 1992, ele é um kernel de código-fonte (é um conjunto de instruções baseado em uma linguagem de programação, quando integrados viram um software) aberto a todos, é um sistema sempre atualizado ao longo do tempo, por meio de desenvolvedores voluntários de várias partes do mundo. Hoje, ele é utilizado por vários modelos e tipos de computadores, mostraremos alguns.

DOMINANTE

Em uma pesquisa recente feita para descobrir com qual sistema operacional, os melhores computadores rodavam, foi descoberto que 99% dele roda a base Linux, um número de se espantar, entre eles estão os computadores que estão no topo da lista, entre os mais velozes e com maior quantidade de processadores inseridos. Cerca de 486 maquinas num total de 500 rodam Linux.

O motivo é o mesmo que rodeiam as empresas de grande porte que utilizam o sistema operacional, estamos falando do custo para se obter o processador, que é aberto a todos e são considerados os mais estáveis dentro do mercado tecnológico.

COMPUTADORES

Não se surpreenda com a lista, os maiores computadores do mundo são normalmente criados pela IBM e estão localizados em solo americano.

Tianhe-2

O Tianhe-2 lidera com quase o dobro de melhor desempenho com relação ao segundo colocado da lista roda Linux; Criado na China, é uma ótima versão atualizada do Tianhe-1ª, traz consigo um total de 3,1 milhões de núcleos. Esse supercomputador que ocupa o mais rápido do mundo é fabricado pela NUDT.

Cray Titan

Conhecido como Cray Titan ou somente Titan, ele é normalmente utilizado nos laboratórios de energia nacional que localiza-se nos Estado Unidos, também utiliza uma das versões do Linux. Perdeu o primeiro lugar para o Tianhe-2, ele obtém um núcleo de 510 mil. O seu nome detém o nome da sua empresa de fabricação a Cray Inc.

Tianhe-1A

Criado em 2010, ele foi considerado o supercomputador mais rápido do mundo em novembro do mesmo ano de sua criação, hoje ainda, continua entre os dez mais velozes. Um dos maiores e melhores computadores desenvolvidos pela China, é desenvolvido também Linux.

SuperMUC

Desenvolvido pelos alemães, foi considerado um dos mais velozes do mundo, ocupando a posição de quarto lugar, em junho de 2012. Cinco anos se passaram e ele ainda continua no top 10, méritos na verdade pelo seu processador que obtém 147.456 núcleos, é um dos computadores fabricado pela empresa IBM, também a empresa da qual foi fabricado quanto o SuperMUC rodam Linux.

Juqueen

Desenvolvido também pelos alemães, ele contém um processador de 458.752 núcleos, e desde 2012, data da sua última atualização ele ocupa desde então a quinta colocação dentro do top 500, ele também roda Linux.

Mira

Pertencente pelo departamento de Energia do Laboratório dos Estados Unidos e criado pela distribuidora IBM é um processador de 786 mil núcleos, roda Linux e foi em 2012 a quarta colocação.

K Computer

O primeiro representante na lista do top 500 dos supercomputadores, do Japão, foi considerado o mais rápido do mundo durante todo o tempo de 2011, obtém um núcleo de 705 mil e sua fabricação foi executada pela Fujitsu.

Existe alguma dúvida de que Linux é o sistema operacional do momento?