O QUE É UM LINUX?

O Linux não é apenas um sistema operacional como muitos predizem, criado por Linus Torvalds em 1992, ele é um kernel de código-fonte (é um conjunto de instruções baseado em uma linguagem de programação, quando integrados viram um software) aberto a todos, é um sistema sempre atualizado ao longo do tempo, por meio de desenvolvedores voluntários de várias partes do mundo. 

 

Muito provavelmente você utiliza o Linux e nem ao menos tem o conhecimento disso, por exemplo, existe apenas uma pequena, bem pequena probabilidade de o seu roteador, Tv acabo não obter o sistema operacional Linux implantado neles. A sua internet também, é quase que controlada inteiramente pelo GNU/Linux e outros sistemas que embasam o GPL.

O Facebook e Netflix rodam em Linux. A nuvem computacional mais famosa do mundo, a Amazon AWS, também roda em Linux. O sistema operacional Android é totalmente baseado em Linux e de forma tão idêntica que muitos não se retêm a chama-lo de Linux.

O que é Kernel?

O Linux em si, é um Kernel, pois o kernel é o núcleo desse embasamento, sendo ele um sistema operacional. É ele que faz a ligação dos hardwares e os programas que precisam e necessitam ser executados no computador. Ou seja sem o kernel o computador não consegue ser utilizado.

O Linux em si, não foi criado exatamente do nada, ele foi desenvolvido sobre a base de um sistema operacional chamado Minix, feito por Andrew S. Tanenbaum, que o disponibilizou para auxiliar no ensino da computação.

Porque alguns chamam de GNU/Linux?

Um projeto desenvolvido por Richard Stallman, em 1984, tinha como objetivo a criação de um sistema operacional livre baseado no Unix. O projeto criou uma licença de software chamada GPL. Durante cinco anos eles conseguiram criar a maior parte dos programas essenciais para o sistema operacional, mas faltava o Kernel.

Em 1992, Lunis Torvalds aderiu a essa licença do GNU o que tornou o Kernel Linux livre. Então de uma forma bem simplista, Linux é o nome dado ao kernel e GNU/Linux é a junção completa do sistema operacional.

Várias distribuições Linux

Existem hoje várias distribuições da Linux, mas não se engane, cada uma tem uma funcionalidade bem especifica. No decorrer de certo tempo muitas distribuições surgiram e desapareceram. A maioria dos Linux disponíveis são gratuita, entretanto, existem também alguns modelos que são pagas, que são normalmente utilizadas por empresas.

Curiosidade

Por que o pinguim foi o escolhido para a logo para representar a Linux? Naquela época muitos preferiam utilizar animais selvagens nas suas marcas, que daria um ar de certo poder. Entretanto, Lunis Torvalds, o criador do Linux não achou interessante fazer parte disso, mas também queria colocar um animal no logo. Foi quando veio à mente uma situação em que ele foi ao zoológico em Camborra com um amigo e um pinguim o atacou, o nome dado ao pinguim da logo Tux, uma junção do Unix, o sistema operacional e Andrew Tridgell, o amigo com quem foi ao zoológico.