escolher notebook linux

Notebook para Linux: dicas para comprar o seu!

Em tempos de tecnologia, ter um notebook tem se tornado necessidade básica para muitas pessoas, afinal o equipamento além de ser extremamente útil, garante praticidade e maior desempenho na realização de algumas tarefas quando comparado a outros aparelhos, como tablets e smartphones.

Apesar de a grande maioria da população já ter tido contato com notebooks e computadores em geral, muita gente não conhece especificidades técnicas essenciais na hora de adquirir um novo, e, por isso, daremos dicas para comprar notebook.

Como escolher um notebook para rodar Linux

escolher notebook linux

Processador

Ao pesquisar modelos de notebooks, você irá notar que existem diferentes tipos de processador. Esta peça é responsável por boa parte do desempenho de seu computador, portanto, vale a pena optar por modelos melhores.

A maioria dos processadores é rápida o suficiente para tarefas como acesso a internet, trabalhos com arquivos de texto e programas básicos, e nestes casos um modelo como o i3 supre as necessidades do usuário. Entretanto, se o seu foco são jogos, ou edições de imagens e vídeos, é preciso um processador um pouco mais potente, sendo o i7 uma das melhores opções.

O processador é a parte mais cara do notebook, então se você não precisa de um computador tão veloz pode optar por modelos mais básicos e economizar na hora da compra, mas escolher um modelo muito inferior pode não ser uma boa ideia, pois logo precisará trocar de máquina novamente.

Memória RAM

A memória RAM é um item muito importante para o funcionamento do computador, pois ela guarda informações de todos os programas que estão rodando enquanto o notebook está ligado. Para evitar problemas como travamento, tela azul e lentidão o mínimo de memória RAM recomendado é de 2GB.

Mas, assim como o caso do processador, se você deseja utilizar o seu notebook com mais frequência ou para tarefas que exijam mais do aparelho o ideal é optar por memórias de 8GB.

HD

O HD é o espaço de armazenamento do computador, então se você gosta de arquivar fotos, vídeos, filmes, músicas ou qualquer outro documento é importante ter um HD com boa capacidade, os indicados são de 500GB e 1TB.

Para o armazenamento existe opções de HD comum e SSD, este último é mais veloz na abertura dos arquivos, ideal para o carregamento de aplicativos, contudo é um pouco mais caro que o convencional.

Placa de Vídeo

A placa de vídeo é responsável por mostrar todas as imagens que vão aparecer na tela de seu notebook. Portanto, se seu objetivo for utilizar o computador para jogos, ver filmes ou outras atividades que demandem uma boa resolução de imagem é interessante optar por modelos com a placa de vídeo mais potente.

Tela

Ao pensar no tamanho da tela do seu notebook é importante lembrar que o tamanho desta está ligado ao consumo de bateria e ao peso do computador. Se você deseja carregar o note para vários lugares o ideal é optar por modelos menores, de 11 ou 13 polegadas, mas se a utilização foi maior em casa, 15 ou 17 polegadas podem dar uma sensação melhor para o uso.

Conclusão

Gostaram das dicas pessoal?

Sugestões e duvidas podem deixar nos comentários!