Linux é bom sistema operacional para jogos?

Utilizado por várias empresas, o sistema operacional criado por Linus Torvalds em 1992, Linux é conhecido por ser um sistema aberto para desenvolvedores voluntários trabalharem nele e para utiliza-lo é preciso ter bastante conhecimento no processador, mas isso é mentira, você não precisa ter um conhecimento acadêmico para isso, nem para desenvolver jogos.

JOGOS E PROGRAMAS

O Linux é ótimo em muitas coisas, como dissemos acima, muitas empresas utilizam seu sistema operacional, entretanto ele não é o melhor item para jogos e para alguns aplicativos.

Por mais que existam muitos jogos que o próprio Linux disponibiliza através do Steam, a maioria dos jogos são Indie. Esses problemas são específicos em razão de não existir versões especificas de softwares. Programas da Adobe (Photoshop, After Effects, Illustrador) nenhum deles rodam dentro do sistema operacional Linux.

Se você pratica esses jogos no PC definitivamente essa mudança pode ser um pouco ruim.

Outro problema que você pode ter é com o pacote da Microsoft Office, mas essas limitações podem ser resolvidas com outros programas, pois a loja de aplicativos do Ubuntu pode encontrar. Softwares específicos podem te ajudar.

Ele também não suporta programas que são do Windows e isso pode ser ruim, apesar de ter sempre algum outro aplicativo em que pode te ajudar ou que seja parecido com o que procura.

GTA V

Se você quiser jogar GTA V você não vai poder utilizar o Linux, ele não lhe dá essas condições, não por ser ruim, mas ele não consegue rodar. O que acontece é que o sistema em que o GTA é programado para rodar o RockStar que não desenvolveu o jogo para o próprio sistema da Linux. É tudo uma questão de sistema e não que o Linux não consegue rodar.

Caso você queira muito jogar esses tipos de jogos, infelizmente, terá que ir ao sistema operacional do jogo e pedi para que eles finalmente desenvolvam os jogos para serem programados e rodado no Linux.

SISTEMA OPERACIONAL LIVRE

O fato de ser um sistema operacional livre também pode ter mais problemas, infelizmente. Os superusuarios partem da ideia de que a pessoa que está mexendo no sistema conhece bem o sistema, o que no mal uso do mesmo pode sempre lhe causar um problema maior, como por exemplo apagar as informações e levar até a reinstalação do Linux.

O FUTURO

Pensando nessas limitações que o sistema da Linux tem para conseguir rodar alguns jogos, a Valve, a empresa que fica por traz do Steam, que é a maior plataforma de distribuições de jogos, relatou em uma conferência que pretendem lançar um computador, denominado de Steam Box, que irá disputar lugar no mercado com o Playstation e o Xbox, e este mesmo vídeo game, deve sem dúvida nenhuma, rodar Linux, que para o fundador da empresa, é o “futuro dos games”.

Contendo mais de 198 jogos dentro do sistema operacional da Linux. E o sistema operacional mostrou que é capaz de superar esses desafios que tem diante dos games. E que o futuro é logo ali.